Nesta quarta-feira (13), cerca de 2 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estaduais, vindos de todas as regiões do Ceará — a maioria mulheres e muitas senhoras de idade — saíram em uma grande caminhada da Praça Luíza Távora até o Palácio da Abolição. A mobilização, organizada pelo Sindsaúde Ceará e demais entidades representativas, teve como objetivo cobrar do governador Elmano de Freitas o cumprimento de promessas feitas à categoria: o vale-alimentação e a Gratificação de Desempenho de Incentivo (GDI), direitos básicos que garantem dignidade e valorização aos ACS.
Mesmo diante da repressão, a categoria permaneceu firme, mostrando a força e a resistência de profissionais que são a base do SUS. Cada passo da caminhada foi um lembrete de que a luta pelos direitos não pode ser intimidada, e que a mobilização é o caminho para garantir respeito, valorização e justiça.
Ao final da manifestação, a comissão de ACS não foi recebida pelo governo e ficou apenas com um encaminhamento, definido e aprovado em assembleia:
1. Manifestações nas redes sociais, cobrando em todas as publicações e lives do governador os direitos prometidos.
2. Seguir o governador em todos os eventos nos diversos municípios do estado para cobrar os direitos da categoria.
3. A comissão definirá uma data para realizar uma visita aos deputados na Assembleia Legislativa, buscando envolver os parlamentares nessa luta.
Fonte: Facebook do Sindsaúde
0 Comentários