Flamengo e Vasco fizeram um bom e movimentado jogo no Maracanã mas não saíram do zero, neste sábado, pela 5ª rodada do Brasileirão.

 Faltou a bola na rede, claro, mas ela só não entrou porque os goleiros Rossi e Léo Jardim, este principalmente, estavam em noite inspirada. A dupla fez ao menos seis grandes defesas na partida, que também contou com bolas na trave e inúmeras chances de perigo.

. E, diferentemente dos últimos confrontos entre as duas equipes, não foi só o Rubro-Negro que atacou. O lado vascaíno, mesmo com suas limitações, teve algumas oportunidades para abrir o placar. No fim, fica o gosto amargo para os dois, que poderiam conseguir um resultado melhor.



Léo Jardim foi o nome do jogo

O jogador mais decisivo da partida foi o goleiro Léo Jardim, do Vasco. Os números explicam: foram sete defesas ao longo do clássico, quatro delas difíceis, sendo o responsável pelo placar ter ficado 0 a 0. Sem dúvidas, foi uma das maiores atuações dele pelo clube. Do outro lado, Rossi também merece menção honrosa. No primeiro tempo, fez uma grande intervenção em chute de Nuno Moreira.



O jogo 

Flamengo e Vasco fizeram um bom jogo no Maracanã. Se existia a expectativa de que o lado vascaíno atuasse mais recuado, mesmo com a forte pressão sobre Fábio Carille, o comportamento foi outro. Os dois lados buscaram o gol e, por isso, tiveram chances de marcar. Rossi e Léo Jardim foram os nomes do primeiro tempo.

O Flamengo foi superior. Principalmente devido às chegadas de Gerson. Ele obrigou Léo Jardim a fazer duas grandes defesas em duas oportunidades. Michael, bem no primeiro tempo, também fez o goleiro vascaíno trabalhar. O Rubro-Negro teve mais posse de bola, mas não converteu as oportunidades.


No Vasco, os contra-ataques estavam bem encaixados. Paulo Henrique acertou a trave de Rossi. Nuno Moreira obrigou o goleiro argentino a fazer um milagre e, comparado aos últimos jogos, a postura foi melhor no clássico.




Segundo tempo

A volta para o segundo tempo marcou um Flamengo que seguiu pressionando e um Vasco que perdeu poder de fogo com o passar dos minutos. Para se ter ideia, a equipe vascaína não finalizou na segunda etapa. A equipe reduziu consideravelmente de produção ofensiva depois das substituições, já que faltavam boas opções no banco.

Do outro lado, o Flamengo viu a substituição de Gerson diminuir o ritmo da equipe, mas não significa que não levou perigo. O Rubro-Negro conseguiu uma pressão final. Plata, Pedro e Cebolinha obrigaram Léo Jardim a fazer grandes defesas no segundo tempo. Mas, como não abriram o placar, o placar acabou não sendo alterado.



Situação na tabela de classificação e próximos compromissos 

Com a vitória, o Flamengo vai a 11 pontos e dorme na liderança do Campeonato Brasileiro. Porém, pode perder a posição no decorrer da rodada. Isso porque Palmeiras, que enfrenta o Fortaleza, e Fluminense, que joga contra o Vitória, entrarão em campo no domingo. O Rubro-Negro volta a campo nesta terça-feira, diante da LDU, às 19h, em Quito. Já pelo Brasileirão, o confronto será com o Corinthians, às 16h, no Maracanã.


Do lado do Vasco, o empate deixa a equipe momentaneamente na oitava colocação, com sete pontos conquistados. A equipe volta a campo na próxima terça-feira, pela Sul-Americana, diante do Lanús, às 21h30, em São Januário. No Brasileirão, pega o Cruzeiro, às 18h30, no Mineirão.


Fonte: GE