Veja destaques, fórmula de disputa, relembre campeões e confira como as equipes iniciam a competição



Vai começar o Campeonato Cearense 2025. A maior competição do estado terá início neste sábado (18). Ceará e Tirol abrem o campeonato no Presidente Vargas.


Participam dessa fase: 

Fortaleza, Ceará, Horizonte, Ferroviário, Floresta, Iguatu, Tirol, Maracanã, Cariri e Barbalha.


A TV Verdes Mares vai transmitir os duelos da competição estadual. O ge também transmite ao vivo.

Títulos do Cearenses na história

Fortaleza: 46

Ceará: 46

Ferroviário: 9

Maguari: 4

América-CE: 2

Orion: 1

Tramways: 1

Calouros do Ar: 1

Gentilândia: 1

Icasa: 1

Tiradentes: 1


Fórmula de disputa

A fórmula de disputa será a mesma da temporada 2024. Dez times divididos em dois grupos com cinco equipes. Os primeiros de cada avançam direto às semis, enquanto segundos e terceiros lugares fazem as quartas de final. Quartos e quintos colocados de cada grupo fazem o Quadrangular da Permanência. Os dois últimos serão rebaixados de divisão.

Uma das novidades é a disputa do terceiro lugar. As equipes eliminadas nas semifinais se enfrentarão para a disputa de 3º lugar (em jogo único), com mando de campo da equipe de melhor campanha na 1ª fase.

Grupo A:

Cariri

Ceará

Floresta

Horizonte

Maracanã


Grupo B:

Barbalha

Ferroviário

Fortaleza

Iguatu

Tirol


Barbalha

A Raposa do Cariri completa 30 dias de pré-temporada neste sábado (18). Com um elenco majoritariamente de jovens, o Barbalha conta com 25 atletas para a disputa do estadual. O time está há três anos na primeira divisão, sendo o representante de Juazeiro há mais tempo na elite do futebol cearense.

Técnico: Jorge Luiz

Destaque: Yvens Dantas (atacante)

Objetivo: permanência

Estreia: 19/1 - Floresta x Barbalha (16h) - Domingão


Cariri

O Cariri foi um dos times que subiu de divisão. Com um elenco formado por 28 atletas, o time de Juazeiro do Norte quer surpreender na competição e carimbar a permanência para 2026. Um dos destaques é o meia-atacante Dalvan, que esteve nas campanhas dos acessos da Série C para a B e da B para a A do estadual.

Técnico: Adelmo Soares

Destaque: Dalvan (meia-atacante)

Objetivo: permanência

Estreia: 23/1 - Barbalha x Cariri (20h)


Ceará

O Vovô é o atual campeão. Sob o comando de Léo Condé, que teve o contrato renovado para 2025, o Alvinegro de Porangabuçu chega com a força de ter conquistado o acesso à Série A. Com grande reformulação no elenco, o Vovô também perdeu jogadores importantes. Erick Pulga e Saulo Mineiro, as principais referências ofensivas, deixaram o clube. Nomes como Lourenço, Richardson e Aylon são as referências técnicas da equipe.

Técnico: Léo Condé

Destaque: Lourenço (meio-campo)

Objetivo: título

Estreia: 18/1 - Ceará x Tirol (16h30) - PV


Ferroviário

O Tubarão da Barra vem reformulado para a disputa do estadual. A principal mudança foi no comando técnico: o português Tiago Zorro assume o comando do Ferrão para 2025. A primeira impressão, inclusive, foi positiva. Na pré-Copa do Nordeste, o time coral conseguiu a classificação para a fase de grupos, ampliando o calendário em 2025. Entre os destaques do time estão o experiente meio-campo Janeudo, além dos jovens Allanzinho e Kiuan.

Técnico: Tiago Zorro

Destaque: Ciel (atacante)

Objetivo: chegar às semis

Estreia: 19/1 - Ferroviário x Horizonte (18h30) - PV


Floresta

A grande novidade do Verdão da Vila Manoel Sátiro é no comando técnico. O experiente Marcelo Chamusca volta ao comando de um time cearense após passagem pelo futebol árabe. Já campeão do estadual quando comandava Vovô e Leão, Chamusca é a arma do Floresta para a disputa do estadual. Entre os principais nomes estão o meia-atacante Alisson Taddei, o lateral-esquerdo Rafael Furlan e o meia-atacante Vitinho, de 21 anos, cria da base do Floresta.

Técnico: Marcelo Chamusca

Destaque: Alisson Taddei (meia-atacante)

Objetivo: ficar entre os três primeiros

Estreia: 19/1 - Floresta x Barbalha (16h) - Domingão


Fortaleza

O Leão quer retomar o posto de campeão cearense após perder a chance do hexa na última temporada. Sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o Tricolor do Pici chega com a base do elenco da última temporada mantido. Com trocas pontuais no elenco, o Laion teve apenas uma baixa considerável: Hércules foi para o Fluminense. Em relação às peças que chegaram, Pol Fernández, Borrero e Diogo Barbosa estão entre as de maior expectativa entre os torcedores.

Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Destaque: Lucero (atacante)

Objetivo: título

Estreia: 27/1 - Fortaleza x Cariri (20h) - PV


Horizonte

O Galo do Tabuleiro começou a pré-temporada cedo, ainda em 16 de dezembro. Com 13 atletas integrados das categorias de base ao elenco principal, o time tem como comandante o experiente Leandro Campos (ele já foi campeão cearense pelo Ceará). O Horizonte manteve alguns jogadores da campanha de 2024 como Emerson Ocara, Jonh Wilquer, Caio Pedro, Pentecoste, Lohan e Ruan.

Técnico: Leandro Campos

Destaque: Tico Baiano (atacante)

Objetivo: avançar de fase

Estreia: 19/1 - Ferroviário x Horizonte (18h30) - PV


Iguatu

A preparação do Azulão começou no dia 16 de dezembro. Com um elenco composto por 30 atletas, o Iguatu tem objetivos ousados na competição, até porque o time busca garantir calendário para o restante da temporada. Foram três amistosos feitos, com duas vitórias (8 a 0 sobre Arsenal Senador; 4 a 0 sobre o Barbalha) e um empate (1 a 1 contra o Nacional de Patos).

Técnico: Paulo Schardong

Destaque: Matias Verdún (atacante)

Objetivo: chegar às fases finais

Estreia: 18/1 - Iguatu x Maracanã (17h) - Morenão


Maracanã

O Maracanã não teve um bom início de temporada. Na pré-Copa do Nordeste, o time cearense não consegui a classificação após ser eliminado pelo CSA na segunda fase. O elenco conta com 27 jogadores para a temporada. No estadual, busca repetir a ótima campanha de 2024, quando terminou a disputa em 3° lugar geral, atrás somente de Vovô e Leão.

Técnico: Júnior Cearense

Destaque: Edimar (zagueiro)

Objetivo: chegar às semis

Estreia: 18/1 - Iguatu x Maracanã (17h) - Morenão


Tirol

A pré-temporada da Coruja começou ainda em setembro de 2024, com a preparação para a Fares Lopes. Fabiano Soares foi anunciado em novembro como técnico para 2025 e comanda um grupo com 27 atletas. No elenco, há nomes conhecidos do futebol cearense como Pio, Siloé e Otacílio Marcos, mas os adversários devem ficar de olho também no habilidoso e veloz Topetti, de apenas 23 anos.

Técnico: Fabiano Soares

Destaque: Topetti (atacante)

Objetivo: permanência

Estreia: 18/1 - Ceará x Tirol (16h30) - PV

Fonte: GE/CE