O Campeonato Brasileiro pega fogo nesta reta final com a briga pelo título. Cinco times têm chances matemáticas, com Palmeiras sendo o mais cotado de acordo com dados estatísticos do portal Opta.


O time do técnico Abel Ferreira chegou a 69,9% de probabilidade de ser campeão após vencer o Atlético-GO na 35ª rodada.


Ao final da 34ª jornada, a chance matemática era de 45,6%, contra 49,8% do Botafogo, que com o empate diante do Vitória no Nilton Santos, caiu para 27,9%.


Líder e vice-líder se enfrentam em confronto direto na terça-feira (26), no Allianz Parque, pela 36ª rodada.


Os dois times estão empatados com 70 pontos, com vantagem para o Palmeiras no número de vitórias (21 contra 20 do Botafogo).


Palmeiras

No atual cenário, o Palmeiras depende apenas das próprias forças para ser tricampeão.


Se vencer os três jogos que restam, o time paulista chegará a 79 pontos e não terá como ser ultrapassado. Se vencer o Botafogo, a equipe fica a quatro pontos do título para não depender de nenhum critério de desempate caso o Fortaleza vença os compromissos finais.


Se chegar aos 73 pontos vencendo o Botafogo, o Palmeiras poderá ainda torcer para que o rival carioca faça dois pontos nos seus últimos jogos e que Fortaleza, Inter e Flamengo não cheguem a 74.


Se fizer 72 pontos, precisa que o Botafogo não vença seus últimos jogos, além de torcer para dois tropeços de Fortaleza e Flamengo, além de um do Inter.


O Verdão ainda pode ser campeão com 71 pontos, mas dependeria de três tropeços de Fortaleza, além de dois do Botafogo, Flamengo e Inter.


Botafogo

O Botafogo, por conta do confronto direto contra o Palmeiras, também só depende das próprias forças. Vencendo todos os seus jogos, será campeão. Se fizer sete pontos, desde que vença o Verão, também fica com o caneco.

Se fizer 73 pontos vencendo o Palmeiras, o Botafogo precisa torcer para que o Alviverde faça até dois pontos nos seus últimos jogos e que Fortaleza, Inter e Flamengo não cheguem a 74.


Se perder para o Palmeiras, o Botafogo vai precisar tirar uma diferença de três pontos para os paulistas nas duas rodadas finais e ainda torcer para um tropeço de Fortaleza, Inter e Flamengo.

Correndo por fora, Fortaleza, Internacional e Flamengo se enfrentam nesta reta final e ainda podem sonhar com título, mesmo que de forma remota.


No entanto, vão depender de uma combinação de resultados.


Primeiro de tudo, por conta da distância para Palmeiras e Botafogo, os times precisam fazer o número máximo de pontos para que a combinação de resultados seja a menor possível.



Internacional

Pelo lado do Internacional, terceiro colocado com 65 pontos, o cenário mais próximo de ser campeão é chegando a 74 pontos.


Neste caso, precisaria vencer todos os seus jogos e torcer para que o Palmeiras só chegue a, no máximo, 73 pontos. Com 74, o Verdão ficaria à frente pelo número de vitórias.

Em caso de o Botafogo chegar a 74 pontos, é preciso tirar um saldo de gols que atualmente é de 26 a 22. Se chegar a 72 pontos, precisa que o Palmeiras só faça um ponto nos três jogos finais. O Botafogo pode até fazer dois pontos e terminar com 72, mas ainda dependendo da questão da diferença no saldo de gols.


O Internacional não pode ser campeão 71 pontos por conta do confronto que envolve Palmeiras e Botafogo, nesta terça-feira.


Fortaleza

No caso do Fortaleza, o time de Juan Pablo Vojvoda pode chegar até 76 pontos, desde que vença seus quatro jogos restantes. Se isso acontecer, precisa contar que o Palmeiras some até 75 pontos. Se chegar aos 76, o time paulista ficaria à frente pelo número de vitórias.


Se o Botafogo fizer 76 pontos, o Laion precisa tirar um saldo que hoje é de 26 a 15.


Se o Fortaleza fizer 74 pontos (três vitórias e um empate), precisará torcer para que o Palmeiras chegue no máximo até 73 pontos, pois se o time de Abel fizer 74, fica à frente no número de vitórias.


Neste mesmo cenário, caso o Botafogo chegue a 74 pontos, o Leão do Pici precisa tirar um saldo de gols que hoje é de 26 a 15.

73 pontos para o Fortaleza (três vitórias e uma derrota) podem trazer o título caso Palmeiras e Botafogo somem até dois pontos nos três últimos jogos.


Caso os rivais também cheguem a 73, o Leão do Pici, com 15 gols de saldo, precisa tirar a diferença: Palmeiras tem 29 positivo, contra 26 positivo do Botafogo.


Se chegar a 72 pontos, precisa que o Palmeiras só faça um ponto nos três jogos finais. O Botafogo pode até fazer dois pontos e terminar com 72, mas é preciso tirar um saldo que hoje é 26 a 15.


O Fortaleza não pode ser campeão com 71 pontos por conta do confronto entre Palmeiras e Botafogo.



Flamengo

O Flamengo, quinto colocado com 62 pontos, precisa vencer seus quatro jogos para chegar a 74 pontos e torcer para algumas significativas combinações.


No caso do Palmeiras, precisa que o time de Abel Ferreira só chegue em 73 pontos, já que os paulistas, com 74, ficariam à frente pelo número de vitórias.

Já para o Botafogo, é preciso que o rival carioca só chegue até 74 pontos. Assim, ultrapassaria o Glorioso em número de vitórias se terminarem empatados com 74 pontos.

Se fizer 72 pontos, precisa que o Palmeiras só faça um ponto nos três jogos finais. O Botafogo pode até fazer dois pontos que os cariocas terminariam na frente pelo número de vitórias.


Veja abaixo os jogos de todos os times nesta reta final:


Palmeiras


36ª rodada - Botafogo (C)


37ª rodada - Cruzeiro (F)


38ª rodada - Fluminense (C)


Botafogo

36ª rodada - Palmeiras (F)


37ª rodada - Inter (F)


38ª rodada - São Paulo (C)


Fortaleza


35ª rodada - Flamengo (C)


36ª rodada - Vitória (F)


37ª rodada - Atlético-GO (F)


38ª rodada - Internacional (C)


Internacional

36ª rodada - Flamengo (F)


37ª rodada - Botafogo (C)


38ª rodada - Fortaleza (F)


Flamengo


35ª rodada - Fortaleza (F)


36ª rodada - Internacional (C)


37ª rodada - Criciúma (F)


38ª rodada - Vitória (C)


Fonte: ESPN Brasil